Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon-RJ interdita pet shop na Zona Sul do Rio e responsável é encaminhado à delegacia

01.03.2024 - 19:13
01_03024_o2_ok_1709331198.6243.jpg

O Procon Estadual do Rio de Janeiro fiscalizou, nesta quarta-feira (28/02), em conjunto com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV) e com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), três pets shops e clínicas veterinárias em Ipanema e Botafogo, na Zona Sul do Rio. Um pet shop foi parcialmente interditado, uma clínica veterinária autuada e um responsável levado à delegacia para esclarecimentos. Os estabelecimentos autuados terão 15 dias para apresentarem defesa.

Em Ipanema, os agentes verificaram em um pet shop, a ausência de responsável técnico, o que é determinado pela Lei Estadual nº 8.531/2019. No local, também havia carteiras de vacinação com carimbos onde o registro do profissional não condizia com o nome impresso, conforme atestado pelos fiscais do conselho responsável. Há indícios de falsificação nas carteiras de vacinação dos animais comercializados.

Os fiscais também encontraram produtos vencidos sendo usados no banho dos animais, como condicionadores para pets. Devido aos problemas encontrados, os agentes do Procon-RJ proibiram o serviço de banho e tosa e a comercialização dos animais, até que as irregularidades sejam sanadas. O responsável pelo estabelecimento foi levado para delegacia.

Já em Botafogo, uma clínica veterinária não possuía autorização para internações, e ainda assim, praticava a atividade. O estabelecimento foi autuado e proibido de continuar realizando as internações.

- Esta operação foi muito importante para coibir as irregularidades nesse segmento e mostrar que os órgãos técnicos estão em sintonia, promovendo a troca de informações e experiências, fazendo com que o consumidor seja protegido – ressalta Cássio Coelho, presidente do Procon-RJ.

O consumidor que desejar realizar denúncia ou reclamação pode acessar o site oficial da autarquia:http://www.procon.rj.gov.br/ ou o WhatsApp para denúncias(21)98104-5445.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil